Eu gosto de céu azul,mar.Gosto de conversar fiado com os amigos,gosto de rir.

23 April 2006

Somos todos africanos


















Na semana passada um alemão de origem africana, engennheiro, pai de dois filhos, foi espancado por desconhecidos numa estação de trem em Potsdam na Alemanha do leste. Os ferimentos na cabeca levou-o ao estado de coma. Indignacao total. 4000 mil pessoas foram as ruas. Isolados do resto do mundo, os alemães orientais tiveram pouco contato com o “outro lado”. Ao cair o muro vimos estufetados onde estava o ninho dos radicais de direita. Jogadores de origem africana em time de futebol alemão, por exemplo são atacados verbalmente durante os jogos. Preocupados com a imagem da Alemanha como um pais racista em plena véspera de Copa do Mundo o governo se apressa em prender os culpados. Se esses sujeitos lessem mais livros de antropologia, teriam uma surpresa. Nos todos viemos da África a mais ou menos 1,5 milhões de anos, mas preciso do Vale de Olduvai no Kênia. Alguns de nós não fizemos tão longo caminho atraves Europa; fomos transportados diretos em navios negreiros nos séculos XVII e XVIII para serem escravizados no Brasil. Assim contou a minha vó, olhando para o sol na varanda da sala, que a mãe dela, a minha bisavó chegou ao Brasil em um navio negreiro. Então começou a cantar baixinho em nagô*...

-

*Nagô: Uma das 300 línguas faladas pelos escravos provindos da regiao do Congo

Foto: Minha vó, minha irmã, minha prima e minha mãe.



3 Comments:

Blogger Flávio Fargas said...

Soso, se vc falar que esta de pé era vc, eu acredito!
Nem Sá Arminda parece tanto com ela mesma...

Sonntag, April 23, 2006 3:45:00 PM

 
Blogger Sosoblog-alemanha said...

Ah,ara! So fia dela mesma. Rara!

Sonntag, April 23, 2006 4:10:00 PM

 
Anonymous Anonym said...

Voce é a copia da sua mae quando jovem.
Beijos
Nelma

Dienstag, April 25, 2006 6:20:00 PM

 

Kommentar veröffentlichen

<< Home