Eu gosto de céu azul,mar.Gosto de conversar fiado com os amigos,gosto de rir.

16 April 2006

Ói o trem!













Galera, tenho uma amiga aquí na Alemanha que é professora de português e da aulas especialmente para funcionários de firmas, gerentes que tem negócios com o Brasil. Depois de um curso intensivão um aluno foi trabalhar em Belzonte, nas Minas Gerais, uai. Passou la um mês e voltou para as aulas na Alemanha para aprofundar no português, pois em pouco tempo teria que voltar e gerenciar a filial la. Contou então que em Beagá o português falado dos mineiros era muito complicado. Claro, ele aprendeu tudo direitinho na gramática e la vem o português comido dos mineiros: você é tranformado em “cê” ou uma expressão de surpresa : “-Nóóóssa!” mas os mineiros vão logo abreviando e vira um “Nóó!!". Na primeira reuniao ele escuta: “-Bem, depois que eu resolver esse trem, a gente conversa”, “O trem não ta bom”, “ Se eu soubesse desse trem... teria tomado outras providencias”. O sujeito pirou e aí foi falar com o chefe e perguntou no desepero em inglês: “-What´s going on with the train?” ou O que ha de errado com o trem? O trem quebrou? Nós não vendemos trens nós trabalhamos é com pedras preciosas. Que diabos é isso? Rarara! Aí o gerente teve que explicar que o “trem de mineiro” não era de passageiro. Rarara! Poderia ser uma pendência financeira, um relatório, ou problema não resolvido. Rarara!

Aí essa amiga minha que é baiana disse que tinha uma amiga mineira que também era assim. Ia tomar café na casa dela e ela perguntava se ela queria café mais forte. “-Pode por mais pó de café?” e ela “-Pó pô pó”. Rarara! Era eu.

-

Foto: Trem regional fotografado hoje em Kreuzau

4 Comments:

Blogger Flávio Fargas said...

Soso, a próposito do 'mineirês', recebi este email outro dia:
>>>

WINZIP MINEIRO
Programa Compactador de Arquivos.
Observem como a lógica extremamente avançada dos mineiros pode ajudar adiminuir nossos e-mails.

ARQUIVO COMPACTADO:

* CE KÉ KAFÉ?
* KÉ.
* PÓ PÔ PÓ?
* PÓ PÔ!
* PÓ PÔ PÃO?
* PÓ PÔ POKIN SÓ.
* KFOM KOTÔ.
* OPCV!
* TA BOM?
* NÓ!

(Total: 67 caracteres)

ARQUIVO DESCOMPACTADO:

* VOCÊ QUER CAFÉ?
* QUERO.
* PODE POR O PÓ?
* PODE POR.
* PODE POR PÃO?
* COM A FOME QUE EU ESTOU!
* OLHA PARA VOCÊ VER!
* ESTÁ BOM?
* NOSSA SENHORA APARECIDA DO PERPÉTUO
SOCORRO.

(Total: 160 caracteres)
Compressão de 58%. É bão mermo, uai!

Montag, April 17, 2006 3:31:00 AM

 
Blogger Sosoblog-alemanha said...

Rarra! Nóis mineiro somo o máximo, rarara!

Montag, April 17, 2006 6:06:00 PM

 
Anonymous Anonym said...

Oi, Só,

Tudo bem com você? A história do trem está muito legal!

Temos que marcar um café para brindarmos o meu aniversário. Diga-me quando pode!

Beijos,

Freitag, April 28, 2006 9:45:00 AM

 
Anonymous Anonym said...

Solange, esse trem foi bão mermo. É qui nóis fala chique sem base uai.
Conversa de trem é cum nois mermo. Tchê é com os do sur, os gauchos tchê. E
meu rei é na bahia. Agora se que muito sss é com us carioca, uai. Que
fessora é essa que não ispricou isso por coitado???
Brincadeiras a parte, eu e o resto da cidade quer saber que bolo é este que
fica congelado e depois põe no microondas e come normal??? E que maquina de
fazer pão é esta põe os ingredientes, programa e o pão sai assado??? Menina
nois aqui é um povo danado de bão, sabe o que é trem , uai, mas nois ta no
3° mundo, tem que ispricá isso pra nois. Bjs

Samstag, April 29, 2006 9:40:00 AM

 

Kommentar veröffentlichen

<< Home