Eu gosto de céu azul,mar.Gosto de conversar fiado com os amigos,gosto de rir.

08 Juni 2006

Samaria



Senhora Maria, Samaria assim a chamávamos. Desde que me entendi por gente a Samaria ja existia trabalhando como serviçal para a minha avó. Era um ser quase inesistente. Falava pouco e resmungava de vez enquando. Só se alterava quando a gente, às 4 horas da tarde espreitavamos a porta do seu quarto para “ver a Samaria tomar banho de bacia”. Morava num quartinho ao lado da casa, sem banheiro e tinha um único bau em que guardava suas roupas. Embora a casa tivesse chuveiro com água quente, Samaria nunca o usava. Tinha pés grandes sempre calcados de alpargatas, cabelos brancos, outrora louros e olhos azuis. Não era casada, não tinha filhos nem parentes. O tempo passou mudei para Belo horizonte. Um dia fui fazer uma visita à minha mãe e me disseram que ela tinha ido para o asilo. Recebi a notícia com uma pontada no coração. Ela que cuidou da minha vó até os ultimos dias tinha não tinha ninguém, estava sozinha no mundo. Então fui visita-la. Não posso esquecer o quanto seus olhos brilharam ao me ver. Assim um dia recebi a notícia que a Samaria partiu. Foi a única empregada branca de olhos azuis que conheci na vida que serviu uma mulata, a minha avó.

.

Foto: Minha avó e meu avô e os fillhos