Eu gosto de céu azul,mar.Gosto de conversar fiado com os amigos,gosto de rir.

23 März 2007

Deus abençoe esta bagunça

(Kein Thema)

.

Visitar Beaga é sempre um prazer e ao mesmo tempo uma dor. Na Praça Sete a massa humana nos envolve como um cobertor no verão, sufocando. O barulho dos auto falantes ensurdesse: ou alguém esta manifestando ou vendendo. O trânsito contorna as nossas cabeças. Nas bancas as últimas manchetes conjugam os verbos matou, morreu, sequestrou, roubou em todos os tempos e as provas fotografadas no ato. Estarrecedora realidade. Eu não vim tão desavisada, ja a conhecia assim. Cansada de tanto subir Bahia e descer Rio de Janeiro resolvi então numa quinta feira com um amigo baixar num buteco copo sujo em Santa Tereza para conversarmos em paz. Aquí na Alemanha é tudo tão bonitinho, higiênico e varridinho que a gente esquece como era mesmo a velha bagunça. O buteco, cujos donos moram nos fundos, funciona como uma espécie de “venda”, onde a principal mercadoria são os líquidos alcoólicos, mas vende também vassoura, sabão em pó omo, queijo ralado, fósforos, enfim, miudezas em geral. Tem até gaiola de passarinho pendurada, coisa que aquí é absolutamente impensável, tanto colocar passarinho em gaiola bem como pendura-la no estabelecimento pelo lado de fora. Depois de um longo papo fomos pagar a conta e gentes, estava la na plaquinha atras do balcão sintetizando tudo: “Deus abençoe esta bagunça”.

.

Foto: O buteco em Santa Tereza.

Da série: Brasil, Deus abençoe esta bagunça.

1 Comments:

Anonymous Anonym said...

O cantor e compositor Carlos Lyra, depois de morar dez anos nos EUA, voltou ao Brasil. Ninguém entendia porquê. Ele respondeu: "Subdesenvolvimento contagia". Moro há 19 fora do Brasil e não vejo a hora de voltar para lá. Quero ser turista apenas nos EUA.

Caxamburg e Belzonteberg - onde não se fala alemão e ninguém conhece a Frau Hecker - certamente mantêm o seu charme. E deixam um gosto de quero mais na boca, mesmo que se ande a pé, de ônibus e sem Mercedes Benz. Solta a franga e volta mais ao reduto, Solange Arminda Ayres.

Beijos (pena que não nos reencontramos)

Sonntag, März 25, 2007 10:58:00 AM

 

Kommentar veröffentlichen

<< Home