Eu gosto de céu azul,mar.Gosto de conversar fiado com os amigos,gosto de rir.

29 Januar 2007

O homem de preto e com uma escada

(Kein Thema)

.

Vocês imaginem que um dia eu estava aproveitando os meus últimos minutos de sono e... escuto passos no telhado. Abri o olho, pensei, ainda estou sonhando e... vejo um sapato preto na janela. Ahhhh!! Fiquei gelada, levantei sem gritar, rara, só de calcinha, imaginem a cena, desci pé ante pé, fui até o andar de baixo e tremelicando procurar telefone que é sem fio e estava em algum lugar da casa. Então catei o meu celula, que também não conseguia apertar aqueles marditos números tão pequenininhos, geentes como eles podem fabricar celulares assim, que a gente na hora do desespero não consegue digitar os números, liguei para a delegacia, raraa, ué, vocês não sabem que meu marido é... delegado de polícia, e coxixando de-ses-pe-ra-da, baixinho, imaginem falando socorro baixo, disse: -Alguém esta tentando entrar aquí em casa!! Estou ouvindo passos no telhado! Mande uma viatura!! E ja estava de porta aberta pronta pra fugir do intruso no frio de 10 graus quase pelada, quando via a escadona la. Era verdade, alguém tinha subido no telhado. A cena se passou em segundos e o Franz la do outro lado: “-Ah, esqueci de avisar, o limpador da chaminé (*) ja chegou?” O sujeito deve ter chegado e tocou a campainha, como ninguém atendeu, como de costume, eles sobem no telhado, fazem a limpeza da chaminé da lareira e depois mandam a conta pelo correio. Orrra meu, alguém podia ter avisado que temos um serviço desses a domicílio?

.

Nota: (*) O homem da chaminé, em alemão, Schornsteifeger, é uma profissão antiga na Europa e fazia parte da “Corporação de ofícios” da idade média. Era um serviço de inspeção de chaminés foi organizado inicialmente quase como uma função de bombeiro, tocador do sino da igreja alertando a população no caso de fogo. Na época com a queima de madeira havia um acúmulo de fuligem nos tetos das casas e qualquer faisca causava grandes incêndios. A profissão se desenvolveu de bombeiro a varredor de telhado, limpador de chaminé e posteriormente vistoriador como é hoje, que confere se as chaminés foram construidas sob as normas técnicas corretas. O uniforme típico era calça e blusa pretas com um chapéu côco. A limpeza e inspeções são obrigatórias até hoje e são feitas anualmente.

.

Foto: O limpador escapando com a escada.

Da série: Cotidiano na Alemanha.