Eu gosto de céu azul,mar.Gosto de conversar fiado com os amigos,gosto de rir.

29 Januar 2006

Caxambu








„Em Caxambu apenas a política corriqueira, aquela dos foguetes, dos rojões, das lutas ardentes pelo poder.
Nenhum candidato ainda colou seus retratos de infância nos postes, com estilingues nas mãos nem mostrou na televisão local suas fotos de batismo no conhecido rio Bengo.“
(Carta de Eustáquio Gorgonne ano 2000 - www.tanto.com.br )



Caxambu minha cidade natal é uma pacata cidade do circuito das estâncias hidrominerais do sul de Minas, que no tempo do Império era visitada pela corte portuguesa por possuir, o que eles chamavam de “fontes de àguas milagrosas”. Conta a história que a princesa Isabel,que sofria de anemia ficou grávida depois de beber as àguas férreas da hoje fonte Conde D`Eu. Dois séculos se passaram. A comarca de Caxambu cresceu e se emancipou.
No ano de 2005 houve eleições para vereador e correndo os olhos sobre os nomes dos candidatos listados pela Folha de São Paulo, se algum europeu tomasse conhecimento aquí, diria o mesmo que Churchil disse: “ - Esse não é um pais sério”. A lista de candidados : Bolinha, Ney das Panelas, Julinho da Ambulância, Nei do Bar, Carlinhos Despachante, Alfredo Botinudo, Luis Carteiro, Beto Advogado, Davi da Casa do Couro, José Antonio da Superàgua, Pedrinho do Churrasco, Marquinho da Telemat, Marco do Bar, Serginho Cabelereiro, Jacob do Aro, esse último eu conheço pessoalmente, pois foi meu colega de ginásio e ele é mesmo filho do Aro. E como seria o programa de trabalho desses candidatos caso eleitos? O Ney das panelas, faria panelaço o ano inteiro na porta da prefeitura. Com Luis carteiro todas a reinvidicações seriam via correio; com o Ney do bar, bem o povo passaria os dias amargos la tomando todas juntamente com Pedrinho do Churrasco. Ah, com ele seria festa o ano inteiro regado a cachaça, churrasco e para todo mundo ficar nos trinks iríamos fazer nossas cabeças no Serginho, claro. Água não ia faltar se depois de tanta bebedeira e churrasco salgado o José Antonio da Superágua estaria abastecendo os ressacudos e se houvesse algum desentendimento entre os comensais, claro o Beto Advogado estaria lá para todos os efeitos. E por fim, aqueles que entraram em coma alcóolica seriam levados ao hospital pelo... Julinho da Ambulância, quem mais? Vocês me digam, esse é ou não é um pais sério.
Atenção, toda coincidência com a ficção é mera realidade .

Foto: Balneário Hidroterápico, Parque das Àguas, Caxambu